Mais de 1,5 milhão de crianças morrem por ano na Índia antes dos 12 meses
04.05.2007 - Mais de 1,5 milhão de crianças morrem anualmente na Índia antes do primeiro ano de vida, o maior número do mundo em termos absolutos, anunciou hoje o Governo indiano.
"É fato que 1,6 milhão de crianças morrem a cada ano, e deles 1,1 milhão falecem antes de completar o primeiro mês de vida", disse a vice-ministra da Saúde, P. Lakhsmi, em resposta escrita a uma interpelação da Rajya Sabha, a Câmara Alta da Índia.
As mortes antes do primeiro ano de vida se devem à prevalência de diarréias, infecções respiratórias agudas, malária, sarampo ou asfixia, partos prematuros e desnutrição, informou a vice-ministra.
De acordo com o relatório estatístico "Crianças do Mundo 2006", elaborado pela Unicef, os dados situam a Índia como o país com maior mortalidade infantil em termos absolutos, embora o país tenha reduzido a taxa relativa nos últimos anos.
Com 56 crianças mortas a cada mil nascidos vivos em 2005, a Índia se mantém muito abaixo dos 150 do Níger ou dos 165 de Serra Leoa, mas ainda está longe das 23 crianças por mil que morrem antes do primeiro ano de vida na China.
Segundo Lakshmi, o Governo se dispõe a tomar fortes medidas para conter o problema da mortalidade infantil.
Fonte: Terra notícias