29.10.2015 -
Com a irregularidade da precipitação verificada desde a metade oeste até a região de Manaus, no estado do Amazonas, o nível do rio Negro não para de cair com a vazante.
Nesta quarta-feira (28), o Serviço Geológico do Brasil (CPRM) registrou nível de 15,92 metros na capital. Desde o início do mês, o rio já recuou 7,26 metros, bem mais acelerado que em anos anteriores. Casas flutuantes e barcos ficaram encalhados próximo à ponte São Raimundo.
Mesmo com histórico de chuvas abundantes e acima da média climatológica (1961-1990) no extremo oeste do estado, em anos de El Niño, 2015 vem mostrando que o fenômeno tem mantido bastante irregular a taxa de precipitação onde mais deveria chover, uma vez que nas demais áreas do Amazonas, bem como de toda Região Norte, tradicionalmente, eventos de El Niño retardam o início da chuva.
Outro rio que vem sofrendo as consequências da vazante acelerada é o Solimões, onde em vários trechos, a Marinha do Brasil proibiu a navegação para evitar acidentes até Coari.
Fonte: De Olho no Tempo
=============================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo; os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto". (Joel 1, 19-20)
"Haverá algum homem sábio que possa compreender essas coisas? A quem as revelou o Senhor a fim de que as explique? Por que perdeu-se essa terra, queimada como o deserto, por onde ninguém mais passa?" (Jeremias 9, 11)
"Muito tempo guardei o silêncio, permaneci mudo e me contive. Mas agora grito, como mulher nas dores do parto; minha respiração se precipita. Vou devastar montanhas e colinas, secar toda a vegetação, transformar os cursos de água em terras áridas, e fazer secar os tanques". (Isaias 42)
"O quarto derramou a sua taça sobre o sol, e foi-lhe dado queimar os homens com o fogo. E os homens foram queimados por grande calor, e amaldiçoaram o nome de Deus, que pode desencadear esses flagelos; e não quiseram arrepender-se e dar-lhe glória". (Apocalipse 16, 8 -9)
"Estava grávida e gritava de dores, sentindo as angústias de dar à luz". (Apocalipse 12, 2)
Veja também...
Após seca, igreja do século 16 submersa reaparece no México
Clima do Fim dos Tempos: Maior chuva do mundo no sul e seca extrema no norte