27.04.2015 - O meteoro foi seguido de uma explosão, além de ser visto também no Rio Grande do Norte e Pernambuco
O sistema da Rede Brasileira de Monitoramento de Meteoros (Bramon) registrou um grande meteoro em uma região remota de João Pessoa, na Paraíba. O bólido, que foi visto por grande parte da população local, riscou o céu da região no dia 20 de abril. "As pessoas relataram um clarão no céu, seguido de uma explosão", comentou Marcelo Zurita, astrônomo membro da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e do projeto BRAMON.
Segundo Marcelo, o meteoro, de tamanho e brilho acima do normal (bólido ou bola de fogo), não pertence a chuva de meteoros Líridas, que ocorre entre os dias 16 e 25 de abril. Devido a intensidade do fenômeno, acredita-se que o fragmento responsável pela bola de fogo tenha resistido a entrada na atmosfera da Terra, e provavelmente chegaram a atingir o solo. Pesquisadores e especialistas estão tentando conseguir o maior número de imagens possível, a fim de identificar a região em que o provável meteorito se encontra,
As câmeras de monitoramento da BRAMON em João Pessoa, pôde registrar parte do evento, e com isso, foi possível perceber que o meteoro seguiu para oeste. Para se ter uma ideia da intensidade do fenômeno, alguns observadores do Rio Grande do Norte e de Pernambuco também relataram o avistamento do grande meteoro.
À direita. parte do meteoro registrado por Marcelo Zurita.
Créditos: BRAMON
A maior parte dos fragmentos que entram na atmosfera da Terra acabam sendo desintegrados, não por conta do atrito (que é mínimo), mas sim por conta de sua velocidade. Normalmente, os fragmentos espaciais entram na atmosfera a uma velocidade média de aproximadamente 40.000 km/h, comprimindo todo o ar a sua frente, o que cria o rastro de luz que ganha o nome de meteoro, popularmente conhecido como "estrela cadente".
Para fragmentos maiores, a energia gerada é tão grande que acaba provocando uma grande explosão, que geralmente ocorre a uma altitude média de 10 km. O que se observa em solo é um grande clarão, seguido de um som de explosão, que pode levar alguns segundos ou minutos para ser ouvido, e por isso as pessoas geralmente acabam não relacionando o grande barulho ao meteoro observado.
Fonte: http://www.galeriadometeorito.com
=================================
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"Haverá grandes terremotos por várias partes, fomes e pestes, e aparecerão fenômenos espantosos no céu". (São Lucas 21,11)
"Também do mesmo modo como aconteceu nos dias de Lot. Os homens festejavam, compravam e vendiam, plantavam e edificavam. No dia em que Lot saiu de Sodoma, choveu fogo e enxofre do céu, que exterminou todos eles. Assim será no dia em que se manifestar o Filho do Homem". (São Lucas 17, 28-30)
"...e as estrelas do céu caíram na terra, como frutos verdes que caem da figueira agitada por forte ventania". (Apocalipse 6,13)
"O terceiro anjo tocou a trombeta. Caiu então do céu um astro enorme, ardendo como um facho. Precipitou-se sobre a terça parte dos rios e nas fontes de água. O nome do astro é Absinto. E se converteu em absinto a terça parte das águas. Muitos homens morreram das águas que se tornaram amargas. O quarto anjo tocou a trombeta. Foi ferida então a terça parte do sol, da lua e das estrelas, de sorte que escureceram em um terço. O dia e a noite perderam uma terça parte de seu brilho.
O quinto anjo tocou a trombeta. Vi uma estrela que caíra do céu sobre a terra. Foi-lhe dada a chave do poço do abismo. Abriu o poço e do poço subiu uma fumaça como a fumaça de um grande forno. O sol e o ar escureceram por causa da fumaça do poço." (Livro do Apocalipse – São João)
Veja também...
Motorista flagra queda e explosão de meteoro na Nova Zelândia
Meteoro se desintegra e ilumina o céu da Romênia
Asteroide de 3 metros atinge a atmosfera acima do oceano Atlântico
Queda de meteoro assusta população do Grande Recife e outros Estados
Bola de fogo explode acima do Centro-Oeste dos EUA