Padre Charles Pope: Será que precisaremos renunciar ao termo casamento?


07.10.2014 -

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A cultura laica está transformando a ideia de casamento em algo completamente diferente do matrimônio cristão.

Por Padre Charles Pope

Com os tribunais de vários países do Ocidente redefinindo o que pode ser entendido como "casamento" hoje em dia, será que estamos chegando a um ponto em que deveríamos simplesmente deixar de lado o uso dessa palavra?

É fato que, para muita gente no mundo laico, a palavra “casamento” mudou de significado. Quando a Igreja usa a palavra “casamento”, ela claramente não se refere à mesma coisa que um crescente número de países entende por esse termo.

O Catecismo da Igreja Católica define "casamento" (ou seja, o santo matrimônio) da seguinte forma:

    "A aliança matrimonial, pela qual o homem e a mulher constituem entre si uma comunhão da vida toda, é ordenada por sua índole natural ao bem dos cônjuges e à geração e educação da prole, e foi elevada, entre os batizados, à dignidade de sacramento por Cristo Senhor" (Catecismo, 1601).

No entanto, as últimas decisões judiciais tomadas em inúmeros países indicam com clareza que, cada vez mais, a definição de casamento no mundo laico nem sequer se assemelha remotamente àquilo que o Catecismo descreve.

E esta não é a primeira redefinição do casamento que acontece no Ocidente. A redefinição vem ocorrendo em etapas.

Uma primeira e nítida etapa foi o começo da legislação em favor do divórcio. A lei já não defendia o que o Catecismo descreve como uma aliança para a vida toda: o casamento, indissolúvel nos ensinamentos que a Igreja preserva com base no Evangelho, foi redefinido como um contrato facilmente quebrável pela vontade dos cônjuges.

O dramático aumento no uso de contraceptivos e a forte queda nas taxas de natalidade, embora não sejam uma redefinição legal, acabam sendo, na prática, uma espécie de redefinição cultural do casamento, se o compararmos com o que é descrito no Catecismo. A procriação e a educação da prole fazem parte da própria natureza do matrimônio, mas a cultura ocidental passou a ver este aspecto como opcional por parte dos cônjuges. Aliás, tendo semeado ao vento e redefinindo não só o casamento, mas o próprio ato sexual, estamos agora colhendo o turbilhão, também, da profunda confusão sexual.

E a etapa mais recente desse processo de redefinição do casamento é o reconhecimento legal dos chamados "casamentos" homossexuais, o que completa a ruptura com a definição de casamento feita pelo Catecismo: uma aliança estabelecida entre si por um homem e por uma mulher.

O mundo laico foi excluindo, enfim, todos os aspectos daquilo que a Igreja entende por casamento. Não será hora, então, de aceitarmos este fato e começarmos a usar uma palavra diferente para deixar bem clara a diferença entre aquilo que o mundo entende por “casamento” e aquilo que a Igreja nos ensina sobre ele?

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A meu ver, deveríamos nos referir ao casamento na Igreja exclusivamente como "santo matrimônio".

De acordo com esta proposta, a palavra “casamento” seria deixada de lado por nós e substituída por “santo matrimônio”, notando que o Catecismo da Igreja Católica se refere a este sacramento, formalmente, como "o sacramento do matrimônio".

A palavra "matrimônio" também enfatiza dois aspectos do casamento cristão: a procriação e a complementaridade heterossexual. “Matri” evoca “mãe” (do latim “mater”) e “-mônio” vem de um sufixo que indica “ação, estado ou condição”. Daí o santo matrimônio indicar o sacramento em que a mulher adere ao estado que confirma a sua abertura à maternidade, dentro de uma aliança definitiva com um homem. A definição bíblica e eclesial do santo matrimônio como heterossexual e aberto à procriação é reafirmada, assim, pelo próprio termo. Chamá-lo de “santo”, além disso, afasta com clareza a confusão laica existente hoje em torno ao termo “casamento”.

Restam, no entanto, algumas considerações a fazer.

O resgate da expressão “santo matrimônio” implica voltar a uma tradição mais antiga, que poderia parecer arcaica para algumas pessoas. Mas esse termo, sem dúvida, é bem mais difícil de tergiversar do que “casamento”.

Na minha paróquia, por exemplo, já adotamos a expressão “santo matrimônio” faz algum tempo. Não preparamos mais as pessoas “para o casamento”, mas sim para o “santo matrimônio”.

As pessoas ainda não se acostumaram completamente, é verdade. Elas ainda chegam à paróquia e dizem: "Queremos casar no próximo verão". É incomum os casais dizerem: "Queremos realizar o nosso santo matrimônio no próximo verão". Não são mudanças que acontecem facilmente. Talvez, aliás, o leitor queira nos oferecer algumas sugestões para incentivar a assimilação desse termo.

Há outra possibilidade, mais modesta: em vez de esperar que “santo matrimônio” se torne o único termo em uso na prática entre os católicos, poderíamos pelo menos passar a usá-lo nos contextos oficiais e formais. Nesses casos, não utilizaríamos mais o termo “casamento”, e sim a claríssima expressão “sacramento do santo matrimônio”.

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O que você acha? Será que chegamos mesmo ao ponto de precisar usar uma nova expressão para nos referirmos com clareza ao conceito cristão do casamento? Será que a palavra “casamento” foi tão despojada do seu significado a ponto de precisarmos usar uma terminologia diferente para deixar claro o que realmente queremos dizer?

Quando eu fiz esta proposta pela primeira vez, há cerca de dois anos, boa parte dos leitores se mostrou reticente quanto à relevância dessa mudança; alguns se mostraram até preocupados, considerando que estaríamos “entregando os pontos” até em nosso vocabulário. O fato, porém, é que o termo "casamento" parece que nunca mais vai significar com clareza aquilo que significava antes.

Uma questão secundária, mas relacionada com esta, é que talvez devamos reconsiderar também a “parceria” que existe entre Igreja e Estado, em muitos países, no tocante à validade civil do matrimônio religioso. Se o Estado está interpretando o casamento de uma forma tão diferente da Igreja, podemos realmente nos ver como “parceiros”?

Faz sentido passarmos uma impressão de “credibilidade” para um pedaço de papel cada vez mais sem sentido? Os fiéis católicos, por motivos jurídicos e até fiscais, de fato precisam do registro civil do seu casamento em boa parte dos países onde vivem, mas, em termos sacramentais, o que o clero teria a ver com isso, estritamente falando? O santo matrimônio e um simples documento civil não são, na prática, duas realidades bem diferentes?

O que é evidente é que precisamos de uma sólida e intensa catequese voltada aos nossos fiéis para reiterar que o "casamento" civil (o que quer que ele venha a significar do ponto de vista legal e laico) não equivale de forma nenhuma ao sacramento do santo matrimônio. Os fiéis precisam entender que eles não devem, de modo algum, considerar-se casados de verdade apenas com base num pedaço de papel sem sentido, concedido por um estado laico.

Mais uma vez, caro leitor, o que você acha?

Fonte: http://www.sinaisdoreino.com.br   e    www.rainhamaria.com.br

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Nota de www.rainhamaria.com.br

LEMBRANDO...

Artigo de 15.03.2014 -

Bispo Pietro Fiordelli, em 1956: Sobre casamentos civis entre católicos

Que diferença fazem 50 anos! Inegociável era o corajoso do Bispo Pietro Fiordelli, que em 1956 fez muito alarde ao proclamar em alto e bom som qual é a Doutrina da Igreja no tocante ao chamado “casamento civil”. E olha que era o casamento civil entre homem e mulher, porque a abominação chamada “casamento gay” não existia nem no pensamento do pior ateu!

Sobre casamentos civis entre católicos

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O “casamento civil” é imoral e inválido perante os olhos de Deus, se pelo menos um dos cônjuges pertence à Igreja Católica. Infelizmente, em algumas cidades italianas os casamentos celebrados no rito civil superaram os casamentos religiosos . Em 1956, Mauro Bellandi e Loriana Nunziati, dois noivos da cidade de Prato, decidiram se casar no civil. O Bispo diocesano tomou medidas disciplinares apropriadas e publicamente declarou que esses noivos eram pecadores públicos. Obviamente, Dom Fiordelli sofreu um linchamento da mídia e foi levado ao tribunal onde foi condenado a pagar uma pesada multa em primeira instância, antes de ser absolvido com um recurso para o “ato de imunidade absoluta”. Aqui está a carta que Monsenhor Pietro Fiordelli escreveu ao pároco da cidade dos noivos e que foi publicada em 12 de agosto de 1956 no jornal da paróquia:

“Hoje, Domingo, 12 de agosto, dois de seus paroquianos celebram seu casamento civil na Prefeitura, rejeitando o matrimônio religioso. Esta autoridade eclesiástica fez todos os esforços para impedir esse gravíssimo pecado. Este gesto de aberta rejeição e de desprezo à religião é uma fonte de imensa dor para os sacerdotes e os fiéis. O chamado “casamento civil” entre duas pessoas batizadas, absolutamente não pode ser considerado como casamento, mas apenas o início de um escandaloso concubinato. Portanto, Sr. pároco, à luz da moral Cristã e das leis da Igreja, ambos serão classificados como públicos concubinos, e de acordo com os cânones 855 e 2537 do Código de Direito Canônico, serão considerados para todos os efeitos, Mauro Bellandi e a Senhorita Loriana Nunziati como pecadores públicos.

A eles serão negados todos os SS. Sacramentos, não será abençoada a sua casa, não poderão ser aceitos como padrinhos de batismos e confirmações e lhes serão negados um funeral religioso. Somente se deverá rezar por eles para que reparem o grave escândalo. Finalmente, porque chegou ao conhecimento desta autoridade eclesiástica, que seus pais falharam em seus deveres como pais cristãos, consentindo nesse passo imensamente pecaminoso e escandaloso, Vossa Senhoria, por ocasião da Páscoa negará a água benta à Família Bellandi e aos pais de Loriana Nunziati. Que a presente carta seja lida a todos os fiéis.”

Fonte: Cordialiter – Tradução: Gercione Lima  -  http://fratresinunum.com

 

Diz na Sagrada Escritura:

"É, porventura, o favor dos homens que eu procuro, ou o de Deus? Por acaso tenho interesse em agradar aos homens? Se quisesse ainda agradar aos homens, não seria servo de Cristo". (Gálatas 1,10)

 

 


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