Papa diz que América Latina deve passar por "uma nova evangelização"


20.01.2007 - O Papa Bento XVI disse hoje que "se vê a necessidade urgente de uma nova evangelização" na América Latina que impulsione "o aprofundamento nos valores" da fé.


O Papa recebeu em uma audiência os participantes da reunião plenária da Comissão Pontifícia para a América Latina, aos quais disse que os homens e mulheres desta região "têm uma grande sede de Deus".

A Igreja enfrenta "grandes desafios" na América Latina, entre eles a mudança cultural, os fluxos migratórios, o reaparecimento de dúvidas sobre como os povos devem assumir sua memória histórica e seu futuro democrático, a globalização, a secularização, a pobreza crescente, a violência e o narcotráfico, declarou.


Antes de tudo isto, "se vê a necessidade urgente de uma nova evangelização, que nos impulsione a aprofundar os valores de nossa fé, para que seja o elemento vivificador e configure a identidade destes povos amados que um dia receberam a luz do Evangelho", declarou.

Bento XVI afirmou ainda que inaugurará, em maio no Brasil, a 5ª Conferência Geral do Episcopado Latino-americano e do Caribe, que está convocada a dar um "renovado impulso à evangelização nesta vasta região do mundo eminentemente católica, na qual vive uma grande parte da comunidade dos crentes".


Para o Papa, é necessário "proclamar integralmente a Mensagem da Salvação, que chegue a impregnar as raízes da cultura e se encarne no momento histórico latino-americano atual, para responder melhor a suas necessidades e legítimas aspirações".

A 5ª Conferência Geral "há de estimular com que todo cristão se torne um verdadeiro discípulo de Jesus Cristo, enviado por ele como apóstolo".


Segundo o Papa, seu antecessor, João Paulo II, disse que Jesus Cristo é "a resposta definitiva à pergunta sobre o sentido da vida e às dúvidas fundamentais que hoje também assediam muitos homens e mulheres do continente americano".

Para o futuro da Igreja na América Latina e no Caribe "é importante" que os cristãos aprofundem e assumam o estilo de vida próprio dos discípulos de Jesus: "simples e alegre, com uma fé sólida arraigada no mais íntimo de seu coração e alimentada pela oração e pelos sacramentos", afirmou Bento XVI.


A Comissão Pontifícia para a América Latina analisa o tema da família e da educação cristã nesta região, assunto "em consonância com o inesquecível Encontro Mundial das Famílias", no último verão na cidade espanhola de Valência, que o Papa recordou como um "lindo acontecimento".

Bento XVI disse que a família cristã é o local "privilegiado para viver e transmitir a fé e as virtudes", onde "se protege o patrimônio da fé" e no qual os filhos "recebem o dom da vida, se sentem amados assim como são e aprendem os valores que lhes ajudarão a viver como filhos de Deus".


Fonte: Terra notícias


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne