29.12.2006 - Há cerca de 16 meses, um gigantesco bloco de gelo com o tamanho de 11 mil campos de futebol se desprendeu da costa no extremo norte do Canadá, na região do Ártico, informaram cientistas nesta sexta-feira.
O gigantesco iceberg foi visto em imagens de satélite por cientistas canadenses, pois ninguém presenciou o fenômeno. Segundo os especialistas, em apenas uma hora depois do rompimento, o bloco virou uma ilha gelada e começou a flutuar nas proximidades de Ellesmere, a cerca de 800 quilômetros ao sul do pólo norte.
O pesquisador Warwick Vincent, da Universidade Laval, que estuda as condições do Ártico, foi até a região do icerberg e não acreditou no que viu. "Este é um dramático evento. Isso mostra que nós estamos perdendo áreas do norte do Canadá que estiveram lá por milhares de anos. Estamos em processo de mudanças climáticas aceleradas", disse.
Em 10 anos trabalhando na região, Vincent disse que nunca tinha visto uma perda tão grande de gelo polar. Especialistas acreditam que é o maior evento deste tipo nos últimos 30 anos e apontam o aquecimento global como a principal causa.
Fonte: Terra notícias
--------------------------------------------------
"Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra a aflição e a angústia apoderar-se-ão das nações pelo bramido do mar e das ondas". (Lc 21,25)