Sinal dos Tempos: Número de pessoas morando sozinhas aumenta no Brasil


29.04.2011 - O número de pessoas que moram sozinhas no Brasil aumentou, segundo dados apurados no Questionário do Universo do Censo 2010, divulgado nesta sexta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas). A pesquisa apresenta um detalhamento dos dados apurados pelo Censo realizado no ano passado pelo instituto.

Os dados preliminares mostram que 6.980.378 de pessoas moram sozinhas, o que equivale a cerca de 12,2% dos domicílios particulares permanentes do país, que incluem imóvel próprio, alugado, cedido ou em outras condições. Em 2000, data do Censo anterior, o número de domicílios com apenas um morador era de 4.085.568, o que representava 9,1% do total.

A mesma pesquisa mostra que a densidade domiciliar, que é representada pela relação entre as pessoas moradoras nos domicílios ocupados e o número de imóveis ocupados, passou de 3,8, registrada no Censo de 2000, para 3,3, em 2010. Esse comportamento persistiu tanto na área urbana quanto na área rural, de acordo com as informações divulgadas pelo IBGE.

A diferença no número médio de pessoas por casa, de 13,2%, foi mais acentuada que a apontada no período de 1991 a 2000, quando a diferença foi de 9,6%.

O número menor de pessoas por residência, conforme apontou o levantamento do instituto, está relacionado com a diminuição no tamanho das famílias brasileiras e ao maior número de pessoas que estão vivendo sozinhas, o que empurra a média geral para baixo.

A região Norte apresenta a maior densidade domiciliar, enquanto a região Sul apresenta a menor, sendo que a tendência de declínio é uma característica geral e está diretamente relacionada com a redução da fecundidade.

Fonte: R7

--------------------------------------------------------------------------------------------------

Leia também...

É cada vez maior o número de pessoas que vivem sós

Divórcios têm aumento de 149% no Estado de São Paulo após novas regras

Estudo confirma papel das novelas da TV Globo no aumento de divórcios no Brasil

Espanha: Trágica estatística em Madri: Um divórcio a cada 27 minutos

 


Rainha Maria - Todos os direitos reservados
É autorizada a divulgação de matérias desde que seja informada a fonte.
https://www.rainhamaria.com.br

PluGzOne