11.03.2011 - A atual epidemia de dengue no Amazonas é a maior da história, segundo dados divulgados nesta quinta-feira pela Secretaria da Saúde do Estado. Até ontem (9) foram notificados 19.945 casos da doença.
A maior epidemia de dengue registrada anteriormente no Amazonas ocorreu em 2001, com 19 mil casos.
Do total de notificações entre os meses de janeiro a março, 14.404 ocorreram em Manaus e 2.159, no município de Tefé. As duas cidades enfrentam epidemia de dengue. Sete cidades estão em situação de emergência.
Dez pessoas morreram devido à dengue no Estado entre janeiro e março. Três casos suspeitos estão em investigação.
A gravidade da atual epidemia é decorrente da circulação das quatro variações da doença. Conforme nota da Susam (Secretaria da Saúde do Estado), cerca de 99% dos casos são de dengue clássica, e 1% (151 casos) são do tipo grave da doença.
Os sintomas da dengue são dor abdominal, vômito, sangramentos, desmaios, agitação, muito cansaço, falta de ar, diminuição da quantidade de urina e queda de pressão.
A Susam informou que o número de casos de dengue pode aumentar nas próximas duas semanas em razão da circulação de pessoas durante o feriado de Carnaval.
Fonte: UOL noticias
----------------------------------------------------------------------------------------------
Nota de www.rainhamaria.com.br
Diz na Sagrada Escritura:
"E vi aparecer um cavalo esverdeado. Seu cavaleiro tinha por nome Morte; e a região dos mortos o seguia. Foi-lhe dado poder sobre a quarta parte da terra, para matar pela espada, pela fome, pela peste e pelas feras". (Ap 6,8)
Leia também...
Casos de dengue aumentam mais de 400% no DF
Notificações de dengue quadruplicam no Estado de SP
OMS: mudança climática pode expor 2 bilhões à dengue
Mudanças climáticas potencializam epidemia de dengue no Brasil, aponta Opas